sexta-feira, 27 de junho de 2008

FESTIVAL DE MÚSICA E ECOLOGIA DA ILHA GRANDE 3

Desculpem por insistir neste assunto de festival que já acabou, mas certas coisas precisam ser ditas: A imprensa em geral (nacional, estadual e local) não dá muita bola pro festival com exceção da TV Comunitária que faz um esforço hercúleo para transmitir sem qualquer suporte financeiro a não ser hospedagem, almoço e janta (que este ano estavam ruim de engolir!) e a TV Cãmara, com estúdio montado nos bastidores do palco e não sei quantas câmeras com ótimas imagens mas sem conseguir transmitir ao vivo como fêz sua irmã mais pobre, a Comunitária canal 99.

Quanto à imprensa escrita local, dá a impressão que só enviou fotógrafos e assim mesmo o Maré Alta por exemplo, não publicou foto do Edinho Lima e sua irmã Tânia Lima, que venceram na categoria de música ecológica. Por quê? Ignoro.

O jornal A CIDADE, talvez mais preocupado em publicar noticias policiais e políticas, cometeu o mesmo erro do ano passado por pura desinformação (barriga?) do regulamento do festival e publicou no interno do jornal a mesma manchete do ano passado que reproduzo aqui: 'PRÊMIO MAESTRO GALLOWAY VAI PARA ANGRENSE". Mas é óbvio, quase um pleonasmo.

Qualquer pessoa bem informada sabe que o citado prêmio só pode ser para angrense, ou residente de Angra dos Reis (o que é uma furada porque alguns não residentes mas que possuem registro de enderêço aqui, também inscrevem músicas ecológicas. Assim como o ítem que restringe apenas 3 músicas por compositor é furada já que qualquer um pode inscrever mais de 3 desde que no nome de outrem), mais ainda, na reportagem do A CIDADE e na coluna "PANORAMA" do editor, o jornalista e agora teatrólogo, José Miziara, encontra-se a declaração de que os compositores angrenses não foram bem neste festival.

Ué, o mesmo angrense que ganhou o prêmio Maestro Galloway este ano (euzinho como no ano passado) tirou o terceiro lugar entre as dez finalistas. Terceiro lugar entre mais de 500 músicas inscritas, segundo a CULTUAR, não tá bom não?

Por quê também neste jornal não há fotos do Edinho Lima e da Tânia Lima, angrenses de talento, premiados com a melhor música ecológica que ressaltou muito bem as belezas da Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ? Sei lá!

domingo, 22 de junho de 2008

XII FESTIVAL DE MÚSICA E ECOLOGIA DA ILHA GRANDE 2




















Pessoal, vou falar pouco do Festival deste ano porque é aquilo de sempre: choro de quem não se classificou e dos que se classificaram mas não ganharam nada. Mas houve uma distribuição de prêmios quase que equânime das preferidas. Apenas duas exceções: O Dimim Zuquê que deu um show com sua música "Pimenta" e não levou nada nem mesmo o de melhor intérprete e euzinho que levei dois prêmios: "Maestro Galloway" e o Terceiro Lugar, este talvez porque o júri da final não soubesse que eu já havia sido premiado lá na semi-final do continente. De resto, cada um levou um prêmio.
Pareceu-me também que este ano havia menos pessoas, talvez porque a meterologia prometia chuva forte para a noite de sábado o que não aconteceu.

No mais, tudo correu às mil maravilhas com presenças ilustres como o prefeito acompanhado do pré-candidato a prefeito Tuca Jordão, do sempre gentilíssimo e atencioso vereador Carlinhos Sto Antonio, acompanhado de sua simpática esposa e do Guido, o homem da comunicação da Câmara durante a gestão do vereador como presidente da casa.

Aproveito para cumprimentar aqui, o pessoal da Cultuar pelo suor e paciência, a turma do som e da iluminação do festival que fizeram tudo para que o festival fosse um show digno de grandes capitais mundais, da imprensa em geral, mas dou um voto de louvor muito especial aos amigos da TV COM, Rodney, Dedo e Robson pelo excelente trabalho transmitindo ao vivo para o canal da NET 99 e via internet para cento e tantos países, com qualidade de imagem e som e isso sem nenhum apoio financeiro. Nota 10!

Estou muito feliz e ainda aturdido com a excelente receptividade do público em relação a mim e ao excelente grupo Inspirasamba que deu um show de competência e profissionalismo. Já estou tramando alguma coisa para o ano que vem .
Parabéns a todos os premiados e em especial ao meu amigo Edinho Lima e sua irmã e agora parceira, Tânia pelo prêmio para a melhor música ecológica com "Ilha meu grande amor".
Aos não classificados ou não premiados desejo de todo o coração que, quando a tristeza passar, componham músicas bonitas e se inscrevam para o 13º Festival ano que vem. Espero por vocês!

Falhas? Sempre as há. Achei, por exemplo, um exagero de "não pode" nos bastidores -seguranças demais para músicos, falta de bebidas (água mesmo!) e algo para enganar o estômago e o nervosismo.

Recebemos também um diploma de participação que.. pelo amor de Deus. O papelucho trazia o nome do participante escrito à mão com letra infantil, pré-adolescente, não sei, e com tinta azul céu de canetinha de creche que mal dá para ler o que estava escrito. Parece até uma menção de aplauso que recebí em 2005 pela Câmara dos Vereadores pela participação no Festival daquele ano. Quem escreveu colocava só o primeiro nome do agraciado ou pior, o apelido do dito cujo antecedido do Sr. assim: "Sr. Cecel, Sr. Paçoca, Sr. Bolão"

Se vai fazer uma homenagem a alguém com dinheiro público, por favor, faça direito ou não faça nada.













segunda-feira, 16 de junho de 2008

XII FESTIVAL DE MÚSICA E ECOLOGIA DA ILHA GRANDE

Taí o festival de novo. Muito bem estruturado pela Cultuar a exemplo da gestão do Marcus Vinissius. Tudo de bom! Melhor ainda que mais uma vez tive uma música classificada entre a dez finalistas do tema livre, para a Ilha Grande. O meu samba de breque "Sonho Sinistro", estilo Moreira da Silva agradou- modestamente- a galera e o júri e, segundo o regulamento já ganhei mais uma vez a exemplo do ano passado o prêmio Maestro Galloway como a única música de compositor residente em Angra a se classificar para a final. Pena que não há mais o prêmio de Aclamação Popular senão eu ia correr atrás.
Então todos lá na Ilha para a final e torcer por mim, pelo Edinho e Tãnia Lima os irmãos parceiros que faturaram duas músicas ecológicas.
Só uma queixa: Fui informado a minha Delta Blues Band não era convidada a participar do festival como convidada porque tocava músicas na lingua inglêsa e, para meu espanto, as bandas convidadas tocaram músicas em inglês!!!!
Mas show mesmo foi da minha amiga Graciana Antunes que com uma senhora banda de apoio: Fabiano no baixo (Delta, Diamate e Trio Alquimía), Paul, guitarra e Leo (Diamate) deu uma beleza de espetáculo com um repertório de bom gosto, popular e com seu vocal perfeito. Queremos mais Graciana e menos Faixa Etária!!!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

FESTIVAL DE ROCK - PROJETO SUI GENERIS -2










Conforme contei aqui, estive no domingo 8 de junho no Teatro Municipal de Angra participando do júri que selecionou três bandas jovens da Costa Verde para nos representar na final do Festival do Projeto Sui Generis no Rio.
Em princípio seriam 6 bandas sendo duas de Angra, "Tempestad" e "Garage 228". Acontece que duas das bandas programadas não compareceram sendo uma delas a Tempestad.

Sendo assim, parecia que havendo somente 4 bandas disputando as 3 vagas, seria mais fácil para o representante de Angra, a Garagem 228 ser uma das escolhidas. Mas, infelizmente isto não aconteceu. Os meus amigos do Garagem 228 não se classificaram.

Fui informado que todas as banda iriam para o Rio, mas isto também não aconteceu e agora só ano que vem.

Mas o que aconteceu com a banda que na minha opinião é muito boa? O que ouvimos, os outros jurados, eu e a platéia? O som estridente, alto e sem qualidade da guitarra ritmo e a batida seca e também alta da caixa da bateria. Pouco se ouvia do excelente baixo do Dré muito menos a voz e os solos de guitarra do Paulo e, aqueles que nas primeiras poltronas ainda ouviam um pouco da voz do Paulinho disseram que ele estava cantando muito mal. Como vocalista que sou, acho que o volume da guitarra base atrapalhou o retorno de voz, porque o Paulo não é nenhum Fred Mercury mas também não canta tão mal assim.
Fiquei desolado mas não havia nada que pudesse ser feito nem que a direção do teatro ligasse o ar condicionado.
Agora, não quero polemizar mas uma banda vencedora deste festival em versão passada, "Donna Lee" que até já se apresentou em Angra no Mostofest convidada pela Secretaria de Cultura como banda de primeira linha, não me agradou.

Saí na terceira música e fui ouvir uns blues.

TV COM, SERÁ QUE DESTA VEZ VAI?


























A galera da TV COM está lutando para ficar no ar. No momento, pouco se pode fazer a não ser improvisar programação. A Tarde Musical ao vivo é uma opção simples, barata, mas trabalhosa como qualquer transmissão ao vivo principalmente se sem equipe paga, sem recursos e sem equipamento.
Estive lá visitando os amigos e me divertí bastante.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

XII FESTIVAL DA ILHA GRANDE





Para dar o pontapé inicial nos ensaios do meu samba de breque (salve Moreira da Silva) "SONHO SINISTRO" para a apresentação neste próximo domingo 15/6 , reuni meus amigos do INSPIRASAMBA. esposas e filhos lá em casa para ensaiarmos e e fazer um pagode queimando (literalmente) uma carninha e molhando a palavra com cerveja e refrigerante.
Foi uma noite muito agradável quando estreitamos ainda mais nossos laços de amizade.

Confiram as fotos. Só alegria!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

XII FESTIVAL DE MÚSICA E ECOLOGIA DA ILHA GRANDE

Tive a honra de mais uma vez classificar uma música no Festival da Ilha Grande. Pasmem! Não é um blues nem um rock, é um...samba de breque ao velho estilo do Moreira da Silva. Chama-se "SONHO SINISTRO. Aminha apresentação junto com meus amigos do INSPIRASAMBA será no domingo e espero passar para a final na Ilha Grande.
Este samba já havia se classificado para o FEMUPI - Festival de Música de Piraí onde conseguiu um honroso 6º lugar.
Espero que meus amigos apareçam para me dar uma força.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

TOLOSA FESTIVAL DE ROCK 2008










Estive lá em Parati no sábado para assistir o segundo dia do festival de rock Tolosa a convite do meu amigo Rodrigo Camacho que deu um show com sua banda. O Camacho é um vocalista visceral e dramático e consegue dominar a platéia. Muito bom!

Tive o prazer de assistir várias bandas, todas muito interessantes, mas me liguei bastante na EIGHT MICROWAVE, RADIAL, SUPPLICIO dos meus amigos Thompson e Skwit e me diverti muito com SEU MIRANDA e seu vocalista piradaço.

Foi uma noite ótima, muito rock mas pouca gente se aventurou a sair pensando que ia chover (na sexta choveu muito) ou fazer muito frio (a noite estava amena).

Segundo o Camacho, ano que vem a DELTA BLUES BAND será convidada. Estaremos aguardando.

INVASÃO DESARMADA

Parece que eu a Globo estamos em sintonia. No domingo após o sábado em que eu publiquei aqui a tradução da reportagem do New York Times defendendo a venda da Floresta Amazônica para empresas governamentais estgrangeiras, a Rede Globo exibiu no Fantástico uma reportagem sobre um magnata sueco (maior 171) que está comprando terras na Amazônia a preço de banana e que teve a "cara de pau" de dizer que gostava de árvores e estava fazendo melhorias na área para dar uma melhor qualidade de vida à população local.
Conforme a reportagem mostrou era tudo CAÔ!
Olho vivo! Maus brasileiros estão loteando o país para pilantras milionários e especuladores.