domingo, 26 de outubro de 2008

FESTA DA TILAPIA EM PIRAÍ

























Na verdade não é Festa da Tilapia como os habitantes de Piraí-RJ chamam, mas sim, PIRAÍ FEST.

Estivemos lá, Dani, Eric, eu e mais alguns amigos hospedados na casa da D. Jaci mãe do meu amigão Vandré. É praticamente impossivel descrever esta festa que reputo a melhor da região sul fluminense, mas vou tentar.

A festa dura uma semana e a cidade recebe quase cem mil, eu disse cem mil, visitantes de fora. Vejamos as atrações: Chopp da Brahma num copão de 600 ml a R$2,00 - tem preto e se álcool também. Na praça da prefeitura são montados dois palcos para pocket-shows com diversos grupos se revezando desde as 11 da mahã até acabar o chopp lá pelas 3, 4 horas da madrugada.

As janelas da sede da prefeitura no meio da praça tornam-se pontos de venda de fichas para o chopp e existem 3 pontos de chopeira, duas com cerca de 10 chopeiras e uma com chopp preto e sem álcool.Andando mais um quarteirão chega-se à praça da Igreja Matriz onde há mais uma chopeira e um palco enoorme com bandas de rock, pop e o funk'n'lata do Ivo Meirelles. Detalhe, a praça enorme é totalmente coberta por umtodo gigantesco. Ali se reúne mais a garotada teen, mas coroas também são vistos.

Um pouco mais longe há um novo espaço para shows de maior porte onde se apresentaram o J.Quest e o Daniel (nem tudo é perfeito, né?). Como é dificil o estacionamento nessa nova área, a prefeitura disponibilizou ônibus gratuitos - ida e volta - para que o trânsito não ficasse caótico. E tem ainda uma carreta de dois andares, tipo trio elétrico, fartamente iluminado fazendo o mesmo percurso grátis.

Ha´ainda exposições de orquídeas, quadros, artezanato, etc., workshops de grandes chefs vindos de todo o Brasil falando de seus pratos com degustação e um prato principal à base de Tila´pia que é um peixe de rio farto na região.

Ano que vem etarei lá de novo, se Deus quiser.

domingo, 12 de outubro de 2008

LULA NO ESTALEIRO BRASFELS - P-51
















Dia 7 de outubro - meu aniversário - o presidente Lula esteve no estaleiro BrasFELS em Jacuecanga para o batismo da gigantesca plataforma P-51 feita por brasileiros e que irá ajudar substancialmente o Brasil a atingir seu objetivo de ser um dos exportadores mundiais de petróleo.

Lula falou muito sobre a crise americana e seu provável impacto na economia brasileira mas garantiu que temos reserva suficiente pra enfrentar a crise e não precisamos do FMI como no passado e sugeriu que este órgão fosse "socorrer" a economia dos Estados Unidos e da Europa como faziam com o Brasil em passado recente.

Falou ainda sobre o xenofobismo alardeado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Angra que a propósito de apoiar a candidatura Tuca alegou que o PT - sempre ele - estava facilitando, através da Petrobras e da presidência da república a formação de novos estaleiros em outros estados e o envio de obras para os mesmos.

Segundo Lula, e eu concordo, há que que se criar postos de trabalho e desenvolvimento em todo o país. O que Angra precisa urgentemente e só agora o governo municipal se deu conta, é que precisamos qualificar nossa mão de obra local pra mantermos assim os empregos com nossos conterrâneos. Essa é a única maneira de darmos empregos aos locais. Aqui todo mundo quer trabalhar no estaleiro nos serviços gerais ou na administração que exigem pouca qualificação.

O Lula deu ainda espaço para a fala de sua candidata à presidência, a ministra Dilma Roussef que foi aclamada pelos trabalhadores.

A destacar a vaia levada pelo atual prefeito Fernando Jordão e pelo Presidente do sindicato dos metalúrgicos de Angra, meu amigo Paulo Inácio que levou a rebarba por representar um sindicato de trabalhadores que usou sua máquina, diretores e caminhão de som (dos trabalhadores) para apoiar o candidato da situação em oposição às suas próprias idéias socialistas.

Um sindicato de esquerda apoiando descaradamente uma coligação de direita. Só aqui no Brasil mesmo.

Ah, no setor VIP, a imprensa local e de outras paragens nacionais e internacionais se empanturraram de canapés (horríveis), doces (razoáveis), refrigerantes , café e água.

Zequinha Miguel e seu fiel escudeiro Mauro Nask marcaram presença, bem como o meu amigo Hugo do Maré que paquerou discretamente uma coleguinha da imprensa.

Ah, notáveis do PT fizeram uma reunião discreta após o evento que tentei fotografar mas me sentí meio que intruso naquele momento e fiz um flagrante de longe.

Meu amigo Cel. Jerri do 10º GBM de Angra também estava lá bem como o vereador reeleito Aguilar Ribeiro.

Bem, e agora? Já está havendo demissão em massa no estaleiro por conta do término da P-51 e a P-56 ainda mal começou. Contamos mais uma vez com a Petrobrás, com a Keppel e com a pressão do sindicato para a vinda de mais obras.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

DISCURSO HISTÓRICO

HOJE, 2 DE OUTUBRO, À HORA DO ALMOÇO O DEPUTADO FEDERAL LUIS SÉRGIO PROFERIU UM DISCURSO HISTÓRICO NA PORTA DO ESTALEIRO QUE DEVERIA TER SIDO GRAVADO PARA CONSTAR NOS ANAIS POLÍTICOS E PATRIÓTICOS DESTA CIDADE E DO PAÍS.

INDEPENDENTE DO RESULTADO DESTA ELEIÇÃO, LUIS SÉRGIO FOI DEFINITIVO NA DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS. FOI VEEMENTE, SE EMOCIONOU E EMOCIONOU ÀQUELES QUE AINDA TÊM O BEM ESTAR COMUM, A FELICIDADE E O FUTURO DOS HABITANTES DESTE SOFRIDO MUNICÍPIO COMO PRIORIDADE DE VIDA E NÃO A GANÂNCIA PESSOAL, A VIOLÊNCIA E A IMORALIDADE ADMINISTRATIVA.

LUIS SÉRGIO LAVOU A ALMA DOS CIDADÃOS HONESTOS QUE PAUTAM SUA VIDA PELO TRABALHO, PELA HONESTIDADE E PELA ÉTICA E AMOR POR ESTA TERRA MAS COMO PARTE INTEGRANTE DESTE GRANDE PAÍS E NÃO COMO CIDADE XENOFOBISTA E INGRATA.
RESPONDEU ELE AO JORNALECO QUE O ATACOU ESCONDIDO SOB O MANTO DA LIBERDADE DE IMPRENSA A QUAL CERTAMENTE DEFENDE SOMENTE PARA SI MESMO.
RESPONDEU AINDA AO SINDICATO DOS METALÚRGICOS QUE SE UNIU À SUA OPOSIÇÃO E UTILIZOU O CARRO DE SOM DOS METALÚRGICOS PARA FAZER PROPAGANDA POLÍTICA PARTIDÁRIA ENCHENDO O ÉTER DE MENTIRAS E ATAQUES À POLÍTICA NAVAL DO GOVÊRNO LULA ALÉM DA DISTRIBUIÇÃO DE UM FOLHETO APÓCRIFO E COVARDE.
LAMENTO PELAS PESSOAS DA DIRETORIA E DA OPOSIÇÃO DO SINDICATO QUE GOZAVAM DA MINHA ADMIRAÇÃO, RESPEITO E SIMPATIA, MAS QUE ME DERAM AGORA A CERTEZA DE QUE O SINDICATO PRECISA URGENTEMENTE DE UMA TERCEIRA VIA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES SINDICAIS PORQUE PROVADO FOI NESTE EPISÓDIO LAMENTÁVEL QUE AMBAS, SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO, COMEM NA MESMA MÃO E NÃO MAIS SÃO DIGNOS DE REPRESENTAR A CLASSE METALÚRGICA.
PARABENIZO AQUI O DEPUTADO LUIS SÉRGIO COM QUEM NÃO TENHO NENHUM CONTATO PESSOAL OU POLÍTICO PELAS OPORTUNAS PALAVRAS DE DESAGRAVO EM NOME DAQUELES TRABALHADORES QUE SUSTENTAM COM SEU SUOR E SACRIFÍCIO SINDICATO E GOVÊRNO.
BASTA!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

TUDO AO MESMO TEMPO AGORA




Gente, eu ando tão sem tempo e tem tanta coisa acontecendo em Angra, que resolví escrever tudo aqui agora.

1- Depois da agressão do Filipe Rhaba, agora deram tiro no comunicador Adelson Pimenta e colocaram as cabeças e mãos decepadas de dois irmãos num ponto de ônibus. Que que é isso?
Será que vamos ter que blindar carros, nos armar e contratar segurança para andar em Angra?

2- Um popular jornal sangrento da cidade interrompeu sua série de manchetes e fotos de crime para se dedicar a atacar a candidata da oposição à prefeitura relembrando uma operação policial que resultou na prisão de um de seus assessores na Câmara por tráfico de drogas e dentro, teceu loas ao govêrno municipal desancando o partido da candidata oposicionista. Mas sobre cartas marcadas e outras "cositas" mais, não disse nada.
Na semana seguinte retornou à sua atividade principal: Diário do Matadouro.
3- A DELTA BLUES BAND se apresentou domingo no Ariró no aniversário da ONG UBEM de motociclistas convidada pela diretoria liderada pelo amigo LEACIR. Pena que mal subimos no palco e tocamos umas seis músicas desabou um temporal que invadiu o palco e impediu nossa apresentação. Mas a festa estava animada e concorrida.

Parabéns à ONG UBEM.
4- Aconteceu outra reunião no Teatro Municipal convocada pela CULTUAR para falar sobre a lona cultural que agora se chamará ARTE NA RUA pois envolverá além de música outras expressões artísticas da cidade.

A reunião foi conduzida pelo Almir, músico e braço direito do presidente Mário dos Anjos e desta vez a reunião teve resultdos concretos, ou seja: Foram adquiridos nova lona, microfones Shure - com e sem fio - caixas de som, o cachê foi fixado e deverá começar no próximo dia 15 de outubro na praça em frente à Casa de Cultura às 17horas. Só não ficou definido quem irá se apresentar por primeiro, mas foi prometido que a divulgação será a mais ampla possível.

Beleza! Era isto que os músicos queriam transparência e realidade.

5- Ontem dia 1º houve uma reunião de confraternização dos membros da SOMAR - SOCIEDADE MUSICAL DE ANGRA - no SARAU do Maestro Miro, com churrasco 0800 e leitura e aprovação do estatuto.

Depois, quando os músicos presentes foram dar canja e ligaram seus instrumentos, chegou a Polícia Militar armada até os dentes e mandou parar com a música pois receberam uma queixa de que o volume estava alto. Isto aconteceu dentro de uma casa noturna que apresenta música ao vivo e que paga todos os seus impostos em dia!

Agora, algumas casas não sofrem essa pressão e nem as festas que acontecem na Praia do Anil ao lado do SARAU.
Assim é tratado o músico nesta cidade. O Maestro Miro foi convidado a comparecer à delegacia e todos os músicos se comprometeram a ir junto. Já pensou cerca de 30 músicos na delegacia.
O Almir da CULTUAR, como músico que é estava presente com uns amigos e decidiu intervir acalmando o maestro e os policiais e então terminamos a noite só no piano do Miro e nas vozes do Almir e uma triste participação minha cantando New York que pareceu mais New Iguaçu.

Aviso aos músicos: ASSOCIEM-SE Á SOMAR que é uma boa. Sem ser essa terça dia 7, na outra terça 14 haverá outra reunião da SOMAR ás 20 horas no mesmo lugar; SARAU.
Ah, estive represntando a música de Angra dos Reis em Avaré, SP com meus amigos da INSPIRA SAMBA. 1.600 quilômetros - ida e volta- sem qualquer apoio governamental ao contrário do artista de Tocantins o GENÉSIO TOCANTINS que incorporou seu estado ao nome. ele está nas fotos comigo com a Dani e com o seu parceiro e amigo BRAGUINHA, ambos totalmente patrocinados por empresas e govêrno municipal. Legal!
Ele não ganhou nenhum prêmio e nem eu mas fomos para a final e muito elogiados pelos organizadores.