sábado, 31 de maio de 2008

COMEÇOU A INVASÃO DESARMADA?



Deu no New York Times do sábado 24 de maio de 2008 e passo para vocês esta notícia que me parece muito preocupante para nós brasileiros que defendemos a soberania do nosso território. É uma matéria do jornalista americano Robert B. Semple Jr.
(Tradução e transcrição: Luiz Augusto Rodrigues)

“A ocasião foi o anúncio de uma nova campanha para proteger as florestas tropicais do mundo, inclusive da Guiana, organizada pelo grupo ambientalista Conservation International. (Harrison Ford, o ator, membro da diretoria, estava em Nova Iorque pra promover seu novo filme e de alguma forma trocou sua programação.)

Isso deixou os holofotes virados para quem tinha direito: O Sr. Bharrat Jagdeo, presidente da Guiana e sua missão de conseguir com que as nações mais ricas do mundo ajudassem a salvar a imensa floresta tropical da Guiana das serras elétricas e impedir a liberação de bilhões de toneladas de dióxido de carbono, o principal gás causador do aquecimento global.

O Sr. Jagdeo causou uma comoção ano passado quando ofereceu a administração de toda a floresta tropical do seu país – mais de 40 milhões de acres, cobrindo 80% da massa terrestre da Guiana – a uma agência governamental britânica em troca de ajuda econômica inglesa. Apesar dos ingleses ainda não terem dado sua resposta sobre o negócio, o Sr. Jagdeo continua a fazer pressão sobre a causa de proteger não somente sua floresta tropical mas toda ela.

È uma missão nobre e necessária. As florestas tropicais formam um cinturão resfriador em torno do equador da Terra. E sua destruição acelerada – por madeireiras, fazendas, extração mineral e queimadas – é uma das grandes causas da mudança climática, responsável por um quinto de todas as emissões de carbono. Isso é mais do que a quantidade que os Estados Unidos joga na atmosfera de todas suas fontes de emissão e mais do que as emissões geradas por todos os carros, caminhões, ônibus e aviões do mundo. (! Esta exclamação é minha).

As florestas tropicais servem a muitos propósitos importantes. Elas fornecem água limpa, proteção contra inundações e base para inúmeros remédios. Entretanto sua função mais útil em um mundo em aquecimento é a de absorver carbono e estoca-lo.

Por muito tempo estes fatos têm sido sub-valorizados nas discussões sobre mudança climática. Nas discussões de Kioto em 1997, por exemplo, diversas nações propuseram que os países industrializados tivessem a permissão de compensar suas próprias emissões pagando aos países mais pobres que não desmatassem. Grupos ambientais europeus resistiram ferozmente à idéia, advertindo que isto deixaria os países ricos fora do controle, e armaram a derrota da proposta.

Este foi um erro colossal pelo qual o planeta vem pagando desde então. As florestas tropicais continuam a desaparecer a uma taxa de 20 a 30 milhões de acres todo ano.

O Sr. Jagdeo é o verdadeiro campeão na proteção das florestas tropicais. A Guiana, junto com o Suriname, Guiana Francesa e partes da Venezuela e norte do Brasil formam o Escudo Guyano, uma formação geológica antiga que contem 14% do carbono do mundo. A esperança é que este exemplo sirva de inspiração a países maiores como o Brasil para desempenharem um papel mais agressivo na proteção de suas florestas contra o desenvolvimento comercial.

Ele, Sr. Jadgeo, fala também com autoridade sobre o impacto do aquecimento global sobre os países mais pobres. Ele observou certa vez que, enquanto a mudança climática possa exigir que americanos ricos dirijam menos S.U.V.s. é, uma questão de vida ou morte para os países pobres que enfrentam inundações e secas. A capital da Guiana, Georgetown, encontra-se bem ao nível do mar. Se os mares subirem substancialmente, Georgetown já era.

Finalmente, economista por formação, o Sr. Jagdeo é um defensor persuasivo de novas formas de se olhar o valor econômico de florestas. Agora mesmo, sugere ele, muitos paises não investem um dólar sequer em suas florestas ainda existentes. Assim qualquer pagamento que eles recebem pelo corte de árvores é visto como lucro líquido. Se as florestas forem valorizadas corretamente – pelo carbono que elas retém e os danos que elas poupam ao planeta – então ganha-se muito mais em deixa-las intactas.

A boa notícia é que finalmente o mundo está começando a ver as coisas como o Sr. Jagdeo. Negociadores na conferência sobre mudança climática ano passado em Bali – a primeira de várias reuniões destinadas a elaborarem um tratado pós-Kioto – concordaram em discutir o desmatameneto. O grande decreto sobre clima a ser debatido no Senado muito em breve prevê incentivos às empresas americanas que investirem em projetos nas florestas tropicais no exterior. O Sr. Jagdeo pode ainda encontrar um comprador. “

Este é o texto integral da reportagem. O que vocês acham? Não parece agora verdade os rumores de que os gringos queriam tomar a amazônia? Delírio ambientalista, terceiromundista? Está na hora das autoridades brasileiras tomarem pé da real situação e se prevenirem contra qualquer tentativa de invasão do nosso território via armas ou via dólares.
Os argumentos são em sua maioria a pura verdade, só que a solução que eles propõem é a perda de soberania dos territórios florestados.

Os caras destroem seu meio ambiente e querem comprar o nosso com o dinheiro que eles extorquem dos países e dos povos mais pobres.
Olho e punição exemplar nos vendilhões e desmatadores domésticos seriam boas medidas para se por um freio na planejada invasão estrangeira.

domingo, 25 de maio de 2008

TOLOSA FESTIVAL 2008




Aí galera do rock, vcs não podem perder a versão 2008 do TOLOSA FESTIVAL em Paraty. São dois dias de rock na veia! Vejam a programação:

LOCAL: Praia do Pontal - Início às 18 horas - Entrada Franca!!!

SEXTA FEIRA: RED HEAT E CIRANDA ELÉTRICA de Paraty, MR. HANK de Angra dos Reis, MOBILE DRINK e R.SIGMA do Rio, C. EASTWOOD de São Paulo e INVERNO NUCLEAR da Praia Brava-A. dos Reis e mais DJs e ouras cositas mais.

SÁBADO: WILD LIZARD de São J.C., TPA de Paraty, EIGHT MICROWAVE, RADIAL e NETUNOS do Rio, SEU MIRANDA de Niteroi e SUPLLICIO (dos meus amigos Skwit e Thomposn) de Angra dos Reis.

A Prefeitura de Paraty como sempre dando o maior apoio assim como diversos patrocinadores e a presença e organização total do meu amigo e angrense Rodrigo Camacho (radialista, ator e músico).

O ROCK É COMO O SAMBA, ENVELHECE MAS NÃO MORRE!!!

domingo, 18 de maio de 2008

ANIVERSÁRIO DO GRUPAMENTO CIVIL MOTOCLUBE






















Meus amigos do motoclube Grupamento Civil de Angra dos Reis comemorou seu primeiro aniversário num esforço incrível em vista das dificuldades em se realizar um evento com pouco dinheiro em caixa.

Logicamente, sem o apoio dos amigos, empresários e da Prefeitura é impossível realizar este tipo de evento que costuma reunir, em alguns casos, milhares de motociclistas e turistas. Alguns eventos são tão grandiosos que chegam a receber motociclistas de outros estados a té mesmo de outros países (Rio das Ostras, Macaé, Cabo Frio entre outros).

A festa realizou-se no sábado dia 17 no campo de futebol na Gamboa ao lado da rodovia Rio-Santos.

Como costuma acontecer nos eventos motociclistas houve muito churrasco, Rock&Roll, alegria e muita camaradagem e nenhum incidente. Alguns apoiadores montaram suas tendas e puderam exibir seus produtos.

A comunidade foi convidada diversas vezes pelo sistema de som para participar da festa mas talvez intimidados pelas roupas de couro, motos e triciclos - alguns bem peculiares para não dizer estranhos aos olhos dos leigos - permaneceram como espectadores distantes. Somente as crianças, sempre elas, se aventuraram a circular pela área, se misturando aos representantes dos motoclubes e até comeram uma carninha.

Parabéns ao Grupamento Civil e espero ser convidado para o segundo aniversário.

sábado, 17 de maio de 2008

TV COMUNITÁRIA RESISTINDO

A TV COMUNITÁRIA continua resistindo no canal 95, sem dinheiro, sem estúdio, com equipamentos precários de propriedade da produtora TV TUPINAMBÁ do produtor e diretor Rodney Dias, graças ao trabalho e arquivo do Rodney, e a colaboração do Robson de Moraes, Adriana Dias, e um punhado de amigos e colaboradores.

Se Deus quiser outros virão se juntar a esta turma corajosa e aí sim, teremos uma TV de alta qualidade técnica, artística e jornalística. Uma TV que visa dar voz à população e seus líderes naturais e aos artistas locais.

Sintonizem o canal 95 e não se importe com as falhas e vísivel pobreza das produções. é ainda uma tv artesanal, mas angrense sem dúvida.

domingo, 11 de maio de 2008

RETIFICAÇÃO

Na minha última postagem sobre o filme "Shine a Light" do Martin Scorcese sobre os Rolling Stones, eu escreví que Scorcese ganhou seu primeiuro Oscar com o filme "o Aviador". Engano. Na realidade quem ganhou o Oscar foi a atriz do filme Cate Blanchet interpretando outra atriz a Katherine Hepburn.
O único Oscar recebido por Martins Scorcese como diretor foi pelo seu íltimo filme "The Departed", que recebeu o título de "Os Infiltrados" no Brasil.
Feita a correção continua valendo o meu apêlo para que o público de Angra vá mais ao cinema.
Obrigado.

MEIA ENTRADA ÀS TERÇAS NO CINEMA.


Estive na última terça-feira no cinema do Angra Shopping para assistir ao documentário do premiado diretor Martin Scorcese sobre a recente turnê dos Rolling Stones, "Shine a Light".
Scorcese, mais conhecido por seus filmes urbanos, de gângsters, relacionamentos amorosos, pessoas solitárias, biográficos, etc como "O Aviador" onde ganhou seu primeiro Oscar, "Touro Indomável", "Os Bons Companheiros", "Taxi Driver" etc, quase sempre com os atores e amigos Robert de Niro e Joe Pesci, tem uma ligação forte com o blues-rock já que produziu uma série televisiva sobre blues dirigida por vários cineastas de pêso e por ele mesmo exibido aqui pelo canal GNT da NET.
Scorcese dirigiu o filme dos Stones com toda a parafernália hoywoodiana chegando mesmo a incomodar Mick Jagger que deixa isto claro no filme ao reclamar que as luzes o estavam queimando.
Mesmo para aqueles que não conhecem muito os rolling Stones, o filme é altamente recomendável pelo cuidado das tomadas de câmera, pelo som, pelos Stones e pelos "inserts" de antigas entrevistas dadas pelos componentes do grupo, formando um mosaico ilustrativo que revela a força do blues-rock naqueles que se dedicam à perpetuação desse ritmo e sua importância histórica e cultural.
A lamentar apenas o vazio da sala de espetáculos. Na sessão em que estive, só compareceram três pessoas: Eu, minha esposa e meu filho. Era uma terça quando o cinema oferece o ingresso único de meia-entrada a R$7,50 por pessoa.

Imagino o prejuízo da casa e me preocupa o fato de que a continuar assim, o cinema fecha as suas portas e aí vêm as reclamações: "Angra não tem nem cinema!"

Vamos ao cinema! Além das terças, no domingo há sessões infantís com preços especialíssimos ajudando assim a formar uma platéia para o futuro. Levem seus filhos ao cinema ou eles crescerão embotados pelos BBBs, Malhações, e outras bobagens televisivas.

Cinema é cultura, informação e diversão.

sábado, 10 de maio de 2008

TV TUPINAMBÁ AGORA AQUI TAMBÉM!

Aqueles que visitam este blog já devem ter observado que estamos transmitindo a TV TUPINAMBÁ.COM.
Isto foi uma gentileza do Rodney Dias, produtor, diretor e criador da TV TUPINAMBÁ.

Se vc quiser anunciar na TV TUPINAMBÁ , no ar aqui e no TUPINAMBLOG, basta enviar seu comentário para este blog ou para o TUPINAMBLOG ou ligar para 3377-6710 (Rodney / Adriana) ou 9917-0071 (Luiz / Daniela).

Não se esqueçam que a tv na Internet corre o mundo e um dia, quem sabe, vc vira exportador -rsrsrsr.

TV TUPINAMÁ.COM - o melhor veículo de massa da região sul-fluminense!


TV COMUNITÁRIA FINALMENTE NO AR!

Depois de muitos anos de luta, marchas e contramarchas, a TV COMUNITÁRIA voltou ao ar no canal 95 (!).
Este canal não é o ideal porque não atinge todos os assinantes da região mas já é um começo. Em Jacuecanga a transmissão está perfeita.
O retorno da TV ao ar deu-se graças à luta incansável do Rodney Dias, da Dra. Marilda, advogada e Presidente da TV com e dos poucos colaboradores que nunca desistiram.
Agora tenho a certeza de que a comunidade angrense terá um espaço livre para expor sua necessidades, críticas, agradecimentos, suas vitórias e comemorações.
Bola prá frente! Não se esqueçam, fiquem ligados no canal 95 para que vcs saibam o que realmente acontece no município.

domingo, 4 de maio de 2008

FESTA DO BONFIM, 228 ANOS!



















Lá fui eu, Dani e Eric à outra festa popular e tradicional de Angra dos Reis; a Festa de N.Sr. do Bonfim. Segundo o Beto da Secretaria de Cultura, a festa existe há 228 anos! Espero não que esta afirmação não faça parte do livro mesmo historiador das 365 ilhas da Baía da Ilha Grande.!
Apesar do seu cunho religioso como a de S. José Operário No Village, a Festa do Bonfim na praia do mesmo nome, abrange oujtras celebrações como provas aquáticas, o tradicional pau-de sêbo e as tradicionais barraquinhas administradas por profissionais do ramo e os shows em palco montado em plena areia pela Prefeitura através da Fundação de Cultura (CULTUAR) presidida pelo ator e diretor de teatro, Mário dos Anjos, que aliás estava presente ontem sábado quando estive lá.

Mário dos Anjos - que me prometeu um festival de blues em Angra (comecei a cobrança)- ao ser convidado pelo meu amigo Beto da Secretaria de Cultura (onipresente!) pra proferir algumas palavras, provou ser artista e não político. Subiu ao palco e ... proferiu algumas palavras mesmo. Vapt, Vupt!
A noite estava agradável, sem chuva, e com temperatura amena. O público presente comportadíssimo, bebendo, comendo, papeando e dançando ao som da ótima banda cover Blue Angels e da banda local Marco Zero.

Encontrei lá o Ney da TV Tupinambá, da TV Comunitária e do blog Tupinamblog.com que aproveitou para gravar algumas cenas noturnas da festa.

Ah, alguns amigos motociclistas dos Piratas de de Angra MC também compareceram vindos de um... adivinhem! Churrasco, claro !

Hoje, Domingo, é o grande encerramento. Aconselho a quem estiver acessando que vá até lá pois vale a pena. Divertimento farto e barato numa cidade que tem pouco a oferecer em termos de diversão.

Não se esqueçam também de ir ao cinema no Angra Shopping para assistir "Shine a Light" do Martin Scorcese, um documentário sobre a última turnês dos Rolling Stones. Imperdível!
Bom domingo!






sexta-feira, 2 de maio de 2008

FESTA DE S. JOSÉ OPERÁRIO









Mais uma vez a tradicional festa de São José Operário na paróquia do mesmo nome no Village (Jacuecanga) foi um sucesso de público.

Depois da missa todos se reúnem no pátio para comer nas barraquinhas, dançar (forró de preferência) papear e paquerar. Na pracinha em frente é montado um pequeno e caro, para os moradores mais humildes, parque de diversões.

É impressionante o número de colaboradores devidamente uniformizados que prestam toda a sorte de atendimento ao público.

É uma festa do calendário oficial da cidade asim como a do Bonfim esta semana e a do Divino. Bem típica de cidade pequena. Todo ano é a mesma coisa (ainda bem!) mas está crescendo a olhos vistos.

Este ano teve ainda a irreverência dos meus amigos do Xandy Dentro.

Agora só no ano que vem.





FESTIVAL DE ROCK - PROJETO SUI GENERIS


Dia 8 de junho - domingo, às 17:30 horas, irá se realizar no Teatro Municipal Teófilo Massad a Seletiva da Costa Verde das bandas locais para a final do concurso de bandas jovens de Rock no Propjeto Sui Generis na sua 4ª edição. O ingresso é um litro de leite longa vida.
Fiquei muito honrado em ser convidado a fazer parte do júri local. Espero que os meninos roqueiros de Angra mostrem um bom trabalho e que vença o melhor aqui e lá no Rio.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

VIROU MODA!


Em uma postagem anterior, falei sobre o mau costume de se cortar árvores sem a devida autorização (na faculdade na Jacuecanga) e disse que iria virar moda. Não é que eu acertei?

Vejam a foto. Isso aí era uma frondosa árvore que deve ter levado um bocado de anos para crescer e, por ignorância das leis ou por "que se danem" a lei e terceiros, resolveram cortar sem autorização.

Lá vai: Só a Defesa Civil pode cortar árvores e tão somente se ela oferecer riscos e ainda existe uma técnica para se podar ou cortar árvores.
Chamem a Defesa Civil se alguma árvore cresceu demais e está pondo em risco a vida de pessoas ou propriedades. Senão vamos nos arrepender no futuro e bem próximo!

Por favor parem com este mau hábito.
Nossos filhos e netos agradecem.