domingo, 27 de janeiro de 2008

VOCE SABIA? RAUL POMPÉIA AUTOR DE "O ATHENEU" NASCEU EM JACUECANGA, ANGRA DOS REIS


(Esboços feitos por Raul Pompéia para "O Atheneu"

Raul D'Ávila Pompéia nasceu em 12 de abril de 1863 em Jacuecanga.De saúde frágil, foi enviado ao Rio de Janeiro para estudar como interno do Colégio Abílio no bairro de Laranjeiras onde editava um jornaleco estudantil "o Archote" onde satirizava a vida no internato. O Colégio Abílio também serviu de cenário para seu romance clássico " O Atheneu" que lhe rendeu fama nacional aos 25 anos. Estudou também no colégio Pedro II onde, aos 17 anos, publicou seu primeiro romance "Uma Tragédia no rio Amazonas" e, em São Paulo, cursou a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Mas antes disso, Raul Pompéia, que era também jornalista e desenhista, costumava enviar aos jornais suas ilustrações, seus contos e poemas em prosa. Assim, no formato de folhetim. " O Atheneu" foi publicado no jornal "Gazeta de Notícias" e mais tarde editado com algumas alterações feitas pelo próprio escritor, o que continuaria a fzer nas novas edições.

Defensor ferrenho do Marechal Floriano Peixoto - "O Marechal de Fero" -, foi nomeado professor de mitologia da Escola Nacional de Berlas Artes.

Por sua posição pró Floriano, anti-feminista, sua luta como anti-escravagista, e por ter o hábito de se vestir com extravagância, teve inimigos poderosos e famosos, entre eles, o poeta Olavo Bilac com quem duelou sem qualquer resultado trágico ou gota de sangue.

Afligido por críticas, ataque pessoais e pela a pecha de "covarede" e "afeminado", Raul Pompéia suicidou-se nas casa dos pais com um tiro no peito numa manhã de Natal.

Procurem conhecer um pouco mais sobre Raul Pompéia e sua obra. Este é um angrense que nos orgulha.

Nenhum comentário: