quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

VAI TIRAR SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE? TSK, TSK...


Aqui vai o roteiro para se tirar uma carteira de identidade em Angra:

Voce chega às 5 horas da manhã ao Detran no centro e fica em pé encostado em um muro aguardando até às 8 horas quando são distribuídas as trinta (!) senhas (por dia) e ser atendido às 9 quando começa o atendimento.

Se voce chegar lá pelas 6:20 hs corre o risco de não ser atendido naquele dia. Se voce mora, digamos, no Frade, Perequê e não tem carro, não vai conseguir chegar a tempo mesmo, a não ser que alguém lhe dê uma carona até o centro porque os ônibus da nossa Viação Senhor do Bonfim começam a circular às 5:30 hs.

Lá pelas 6:30, voce pede a alguém para guardar seu lugar na fila e vai à padaria ou bar tomar seu café da manhã e ir ao banheiro (se achar - feminino então só por milagre).

Depois, reze para não chover ou fazer sol forte.

Bem, digamos que às 9, 9:30, 10 horas, voce conseguiu uma senha (Oba, viva!). Aí voce é chamado para apresentar os documentos necessários (original e xerox da certidão de nascimento e retrato atual com fundo branco. Isto para 1ª via, para a 2ª tem pagamento de DARF). A atendente (tranqüila, educada) então insere seus dados no computador e pede para aguardar novamente para colher as impressões digitais por outra atendente.

Se voce não "tocar piano" até às 11:30, danou-se! A moça que tira as impressões vai almoçar e aí a atendente do computador vai substituí-la depois que colher as informações dos 30 sortudos.

Digamos que voce acabou de ter suas impressões digitais colhidas (10 dedos), então voce é informado para buscar sua carteira após trinta (30) dias! É mais fácil solicitar uma identidade no Japão via Internet!

Ouvimos promessa de que vão enviar mais um funcionário talvez em março. Esperemos que sim.

Acho que os políticos (todos, candidatos ou não) estão moscando. Se eles usassem de suas influências para acelerar este desumano processo, uma humilhação ao cidadão que paga impostos altos e quer regularizar sua situação documental, seria também em seu próprio benefício já que sem identidade não se tira o TÍTULO DE ELEITOR!

Alô situação, oposição e indecisos, vão até lá, metam bronca, esperneiem, façam valer seus direitos de cidadãos que precisam dos votos dos seus concidadãos.

Cacilda!

(Ah!, A foto não é de lá não. Antes fosse! Pelo menos a gente se distraía olhando o movimento)

Nenhum comentário: